sábado, 3 de fevereiro de 2018

Delegação da RPDC em Seul para jogos em PyeongChang-2018


A delegação da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) às olimpíadas de inverno PyeongChang 2018 chegou hoje à Coreia do Sul em um voo que trouxe de volta a equipe local de esquiadores.

Won Kil-o, vice-ministro dos Esportes , encabeça a representação de 32 pessoas, que inclui três esquiadores alpinos, três esquiadores de fundo, dois patinadores artísticos e dois patinadores de velocidade em pista curta.

A esse grupo se somarão as 12 jogadoras norte-coreanas de hóquei sobre gelo que há uns dias treinam no Sul, pois as duas Coreias competirão em uma só equipe feminina nessa disciplina.

Os atletas do Norte se alojarão na vila olímpica de Gangneung, sede alternativa do evento internacional.

A participação de Pyongyang nos Jogos Olímpicos (9-25 de fevereiro) e Paralímpicos (9-18 de março) coordenou-se em três conversas bilaterais celebradas em janeiro na vila fronteiriça de Panmunjom.

Desses diálogos também foram acertadas as viagens recíprocas que fizeram delegações de ambos os estados nos últimos dias com o objetivo de revisar os lugares propostos em cada território para acolher eventos esportivos e artísticos conjuntos.

A aproximação na Península Coreana especificou-se depois que o líder da RPDC, Kim Jong Un, anunciou no início do ano a disposição de enviar uma representação de seu país à competição.

Como resultado, determinaram que os dois países desfilarão em um só bloco durante a abertura dos Jogos em 9 de fevereiro, sob a bandeira da Unificação Coreana.

Da Prensa Latina